Demo Site

sábado, 24 de abril de 2010

Contra o Tráfico de Seres Humanos




A Presidência do Conselho de Ministros e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) divulgaram, em 18 de Outubro de 2008, Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, uma campanha de publicidade de âmbito nacional.

Com o título Desperte para a Realidade, esta campanha de grandes meios visou a sensibilização da população portuguesa para a questão das vítimas de exploração sexual e laboral e apelou à denúncia de crimes de tráfico humano através de uma linha de apoio.

O Tráfico de Seres Humanos abrange uma grande diversidade de realidades, tais como a migração, o crime organizado, a exploração sexual e laboral, as assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, questões de género, direitos humanos, quebra de suportes familiares e comunitários.

Todos os anos, mais de 700.000 pessoas são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual e laboral. As vítimas sofrem maus-tratos, violações, ameaças e são privadas da sua dignidade e dos seus direitos.

Segundo estimativas da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), as crianças representam mais de 30% do tráfico de seres humanos no mundo, estimando-se que 1,2 milhões são vendidas anualmente para mão-de-obra na agricultura, minas ou para exploração sexual.

A campanha integra-se no I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos (que iremos explorar em mensagens posteriores), aprovado em Conselho de Ministros para o triénio 2007-2010. O Plano visa o desenvolvimento de uma resposta e combate efectivo ao fenómeno do tráfico humano, através de uma cooperação multidisciplinar entre os diversos agentes envolvidos.

O TRAFICO DE SERES HUMANOS É UM CRIME. NÃO O DEIXE PASSAR AO LADO.


  • Se foi aliciado/a ou pressionado/a para vir para Portugal ou para o estrangeiro;
  • Se os seus documentos lhe foram retirados ou destruídos;
  • Se a sua liberdade foi ou é limitada;
  • Se é ou já foi vítima de violação de violência física e sexual e/ou violência psicológica (coacção, ameaça, imposição) e/ou fraude.

DENUNCIE


808257257


(retirado do site http://www.cig.gov.pt/)

0 comentários:

Enviar um comentário